Hecata: Os Segredos Do Clã Da Morte Revelados

  


Hecata, ou Clã da Morte, é o mais novo clã de vampiros adicionado para o cenário de Vampiro: A Máscara 5º edição. Ele será revelado com detalhes no próximo suplemento para o jogo, intitulado “Cults of the Blood Gods“, que deverá sair em Dezembro deste ano, inicialmente apenas para os financiadores que participaram da campanha que aconteceu com sucesso ano passado no Kickstarter, e depois para o público em geral.

O livro será muito mais do que apenas revelar o clã Hecata para o cenário. Ele trará detalhes dos Cultos de Sangue da sociedade vampírica, além de apresentar várias linhagens de sangue jogáveis que possuem ligações com a necromancia, derivadas ou não dos Giovanni, novos níveis de disciplinas, novos Rituais de Feitiçaria do Sangue, novos poderes da Disciplina Oblivion e as novíssimas Cerimônias Necromânticas. Neste artigo iremos mostrar alguns destes segredos e como utilizá-los em sua crônica.

O CLÃ DA MORTE

Jornalista Polibio Braga: Renato Sant'Ana - Porto Alegre, a ...O Hecata é uma junção de dois clãs, o que restou dos Capadócios e os Giovanni, e uma grande variedade de linhagens de sangue que possuem uma ligação entre si, seja por uma ligação histórica no passado, pelo uso da disciplina Oblivion, pela maldição que carregam, ou pelos poderes de necromancia. Entre essas linhagens estão os Samedi, os Nagaraja, os Harbingers, além de outras. Juntos eles formam agora o novo clã da morte denominado Hecata, formado devido a necessidade de sobrevivência. Os ataques da Segunda Inquisição aos redutos dos vampiros fez com que vários acontecimentos em sequência tornassem a união de todos inevitável.

Os Giovannis foram os primeiros a sentir o ataque, a tal ponto que abandonaram vários de seus redutos nos EUA e voltaram à Veneza para reorganizar o clã. Lá, dois acontecimentos dramáticos jogaram o clã em uma situação preocupante: o desaparecimento (morte?) de Augusto Giovanni, patriarca do clã, e um ataque dos Harbingers of Skull as propriedades do clã em Veneza. Isso precipitou que fosse feito uma “reunião de família”. Nessa reunião estiveram presentes além dos Giovannis e dos Harbingers of Skull, vampiros Samedi, Górgons, Nagaraja entre vários outros que estavam preocupados com a possível extinção devido aos ataques da SI. Dessa reunião ficou decidido o fim das hostilidades entre eles e a formação do novo Clã da Morte.

Formam agora o novo Clã:

  • Os Giovanni, já conhecidos de outras edições de Vampiro: A Máscara, que ficou com a liderança geral dos Hecata, mesmo sem Augustus Giovanni como líder;
  • Os Harbingers of Ashur, remanescentes do clã Capadócio;
  • Os Harbingers of Skulls, que se dividiram do clã principal dos Harbingers;
  • Os Descendentes do Barão, da linhagem Samedi;
  • Os Górgonas, linhagem capadócia dedicados ao culto Bahari, conhecidos anteriormente como Lamias.
  • Os Nagaraja, da Tradição de magos Chakravanti. que criaram sua própria linhagem de vampiros.
  • Os Banqueiros de Dunsirn, canibalistas da Escócia, agora considerada uma linhagem por direito próprio.
  • Os Pinasob,  linhagem de necromantes do México e da América do Sul e aliados aos Giovanni.
  • Os Criminosos Putanesca, uma família siciliana ligada aos Giovanni.

OS GIOVANNI

LogoClanGiovanniVASão os mais jovens de todos os clãs originários de Caim, que eram inicialmente uma família de comerciantes italianos baseados em Veneza, muito ligados a magia necromântica e que a utilizavam para ter sucesso nos negócios. Interessado em expandir o poder de sua família nos negócios, e vendo o vampirismo como um caminho para se fortalecer, Augustus Giovanni recebeu ofertas de vários anciãos para o Abraço, mas a oferta dos Capadócios foi a mais atraente, fornecendo a geração mais baixa, já que receberia o sangue do próprio fundador do clã.

Cappadocius tinha interesse em saber mais sobre a morte e os segredos da alma. Ele tinha a ideia fixa de que iria diablerizar Deus e por isso precisava de especialistas no assunto sobre espíritos para alcançar seu objetivo. O Antediluviano do clã levantou-se do seu torpor e forneceu um pequeno frasco de sangue que foi usado para transformar Augustus Giovanni no início do século XI d.C.

Depois disso Augustus Giovanni imediatamente começou a abraçar sua própria família, que se tornou uma linhagem separada do clã original dos Capadócios.

A partir do século XV Augustus Giovanni começou um plano para tomar o poder dos Capadócios, começando por diablerizar Japheth, cria de Cappadocius, e o próprio Antediluviano, que foram mortos. Começou um expurgo de todos os capadócios que, embora levasse séculos para ser finalizado, foi bem sucedido. Em 1444 Augustus diablerizou Lamia, uma alta sacerdotisa do Culto a Lilith, e fundadora da linhagem derivada dos Capadócios, que transmitiu a maldição do beijo extraordinariamente doloroso para os Giovannis, que dura até hoje.

Em 1528, foi negociado um acordo de paz com a Camarilla, conhecido como Promessa de 1528. Os Giovanni assinaram um tratado com a seita, tornando-se um clã independente, exatamente como os Giovanni queriam desde o princípio.

O BEIJO DOLOROSO

lasombraDevido a maldição passada pela Lamia ao clã, o beijo de um Hecata não causa prazer, mas agonia. Além disso, dependendo do nível da maldição do vampiro Hecata, o beijo causa também ferimentos superficiais na vítima. Vampiros mordidos por um Hecata entram imediatamente em frenesi devido ao seu beijo doloroso.

Por conta dessa condição os Giovannis são obrigados a se alimentarem em sua maioria de bolsas de sangue, ou em alguns casos de mortos recentes. Outra maneira é extrair sangue de sua vítima através de agulhas ou outros métodos que não utilizem as presas. Mais recentemente os Giovannis tem criado um vínculo com o Sistema Circulatório, uma rede de traficantes de sangue à serviço dos Membros em todo o planeta.

DISCIPLINAS

As disciplinas dos Hecatas são AUSPÍCIOS, FORTITUDE E OBLIVION, sendo que cabe uma explicação para esta última.

VtM, Giovanni by AlexanderNysyosOblivion também é usada pelos Lasombra, mas ao contrário das demais disciplinas de clãs ela é a única que vem com quatro tipos de poderes por nível, sendo duas usadas pelos Lasombra e duas utilizadas pelos Giovannis. Somente estes dois clãs, e as linhagens derivadas deles ou dos Capadócios, podem usar esta disciplinas. Pode-se usar os níveis um do outro? Isso fica a critério do narrador, tendo ciência que algumas desses níveis funcionam em amálgama com outras disciplinas pré-estabelecidas para o clã e direcionadas pela característica de cada um, com os poderes dos Giovannis mais ligadas aos espíritos e os dos Lasombra com as sombras e a escuridão. Por conta disso Oblivion não funciona em lugares com muita luz e muito menos durante o dia. Ela é de todas as disciplinas a mais sombria, por extrair poder do submundo e de espíritos raivosos. Enquanto os Lasombra preferem expandir o repertório de poderes do Oblivion, os Giovannis preferem se concentrar nas Cerimônias, que funcionam como Rituais de Feitiçaria do Sangue.

Como os Giovannis também são muito interessados na maleabilidade do sangue alguns anciões passaram a possuir a disciplina Dominação ao invés de Auspícios, e os narradores podem fazer essa modificação nos personagens se quiserem.

AS LINHAGENS DE SANGUE

Nem todos os Hecatas são iguais e após a Reunião de Família, onde as várias linhagens unidas por algum traço em comum se reuniram sobre um mesmo clã, essas diferenças ficaram mais visíveis. Por conta disso qualquer Hecata (e somente eles) podem comprar um novo Antecedente chamado Bloodline, que permite ter acesso a uma segunda Loresheet que lhes dá acesso a uma Linhagem de Sangue com várias habilidades exclusivas. Vejamos algumas dessas linhagens:

Pinasob: uma linhagem de necromantes centrada no México e na América do Sul, anteriormente chamados de Filhos de Tenochtitlán, que foram inicialmente mortos, escravizados e convertidos pelos Giovannis espanhóis quando chegaram a cidade de Tenochtitlán, hoje Cidade do México. O grupo quase foi levado a extinção devido a ataques contra seus redutos pelos Harbingers of Skull. Seu líder, Pochtli, se entregou em sacrifício para encerrar as hostilidades contra seu clã, embora as motivações dos ataques contra os Pinasob sejam desconhecidas pelos demais. Eles acreditam na Gehenna e na sua proximidade. Possuem as Disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion.

Descendentes do Barão: conhecidos anteriormente como Samedis, e por várias vezes confundidos com os Nosferatus, devido a aparência cadavérica e decaída, os Descendentes do Barão são uma linhagem bastarda dos Capadócios. Nas noites atuais eles não sofrem mais com a antiga maldição de aparência cadavérica, e possuem as disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion, sendo que Auspícios pode ser substituído por Ofuscação.

Nagarajas: esses canibais alegam serem os primeiros necromânticos vampiros, mas não necessitam mais comer carne, apesar de ainda possuem as habilidades ligadas a prática, e ainda usarem quando precisam. Eles acreditam que uma grande tragédia está para acontecer com eles, por isso compareceram a Reunião de Família para se sentirem protegidos dentro de um clã. Eles tem acesso a alguns poderes da disciplina Ofuscação mesmo sem possui-la ou precisar pagar pontos por isso. Possuem as Disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion, além de poderem substituir Fortitude por Dominação;

La Famiglia Giovanni: Também chamados de Verdadeiros Giovannis são os membros que pertenciam a Familia Giovanni original que foi transformada por Augusto Giovanni. Existem membros entre os Giovannis que não pertencem a esta família original, e por isso estes gostam de ser diferenciar dos demais.

Lamia Drasküll, living in Transylvania on Castelul Carol. Wife to Czernobog, Mother to Nazar & Malvolia.Os Górgonas: Lamia era uma linhagem de vampiros que acreditavam serem descendentes de Lilith, e por isso se auto-declaravam Filhos da Mãe Sombria. Eles adotaram o Culto Bahari e foram durante séculos guerreiros protetores dos Capadócios, até serem destruídos pelo clã Giovanni. Acredita-se que a última Lamia foi destruída no século XVIII. Os Górgonas reapareceram séculos mais tarde na cidade do Cairo compartilhando muito dos traços que os Lamia, e reivindicando a mesma herança e independência da seita. Possuem como disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion. Fortitude pode ser substituída por Potência, a critério do narrador.

Os Criminosos Putanesca: são uma família siciliana de criminosos ligados à máfia que os Giovanni transformaram no século XVII para fazer o “trabalho sujo” da família. Um Putanesca não é do tipo que perdoa e esquece, e eles são adeptos do conceito de vingança. São empregados pelos Giovannis como uma arma contra os inimigos. Os Giovanni para separar seus negócios comerciais com o crime organizado reconheceram o Putanesca como sua própria linhagem dentro do Hecata na Reunião de Família. Possuem as Disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion.

Dunsirn: uma família rica de banqueiros da Escócia que foi assimilada pelos Giovannis no século XVIII para expandir seus negócios nas colônias e na Europa. Eles foram reconhecidos na Reunião de Família como uma linhagem completa do Clã Hecata, e apreciam o fato de que eles não precisam mais responder aos Giovanni. Rumores dizem que o patriarca da linhagem foi banido da propriedade de sua família pelo crime de canibalismo. Possuem as Disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion, mas não são bons com necromancia.

Os Harbingers: são uma linhagem composta por remanescentes do clã Capadócio e dos Harbingers of Skulls que compareceram a Reunião de Família, tomando o nome de Ashur, que se acredita ser o nome verdadeiro de Cappadocius, o fundador do clã. Durante muito tempo se uniram ao Sabá para desestabilizarem a Camarilla e punirem os Giovannis. Possuem as Disciplinas Auspícios, Fortitude e Oblivion.

OS ESPÍRITOS

Sendo um clã ligado a necromancia e a morte é de se esperar que eles lidem com espíritos do submundo e por isso o livro também trás vários exemplos de antagonistas deste tipo que podem ser usados nas crônicas.

Entre eles existem os Fantasmas na Máquina, que são espíritos que preferem possuir objetos para falarem através de alto-falantes, forçar curto-circuitos eletrônicos e provocar acidentes em elevadores; Poltergeist, espíritos vingativos sem a paciência para possuir pessoas ou objetos, preferindo casas velhas, levando o terror para seus habitantes; Mestre de Marionetes, mestres em possessão esses espíritos escolhem os fracos e sem força de vontade. Eles podem imitar a personalidade do possuído e levar horror aos seus próximos; Berradores, espíritos que se manifestam através de gritos, uivos, rugidos, gemidos, choros, lamentos, etc. Eles são cheios de ódio e medo, transmitindo isso para suas vítimas através dos sons que emitem.

IDEIAS DE AVENTURAS

O uso do Hecata para aventuras deve levar em conta a independência do clã, fazendo com que possa navegar entre Camarilla e Anarquistas sem se envolver com as políticas das seitas, ao mesmo tempo que pode oferecer serviços aos dois lados. Personagens com interesse no submundo são ideais para montar aventuras com espíritos como antagonistas. Além disso a criação de cultos de sangue onde os Hecata estejam envolvidos são ideias. Entre as possíveis ideias temos:

  • O Príncipe da cidade oferece uma parte da cidade como neutra para o clã em troca deles investigarem e derem fim a um Culto de Sangue necromântico que surgiu na cidade e tem trazido problemas para os membros;
  • Um pedaço de documento do século XVI foi colocado em leilão na cidade, e rumores dizem que ele trás esclarecimentos sobre a Promessa de 1528. Os Hecata querem o documento, mas mais alguém também quer, e começa uma disputa pelo documento;
  • Um jantar em “familia” foi acertado para uma noite especial, em um salão caro da cidade. Quando todos estiverem reunidos percebem que ninguém presente ao local foi o idealizador do jantar, e que na verdade foi uma emboscada planejada pela Segunda Inquisição. O objetivo passa ser se salvar e depois descobrir como a SI conseguiu planejar a emboscada. Alguém deu com a língua nos dentes.
Disponível em: https://ovelhinhodorpg.wordpress.com/2020/05/20/hecata-os-segredos-do-cla-da-morte-revelados/

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